Cuidados primários nos adultos

A evolução desportiva ocorrida nas últimas décadas exige um nível de aproveitamento cada vez mais alto das equipas e atletas, ficando estes muito próximos dos seus limites fisiológicos e expostos a um maior risco de lesões nos treinos e jogos. Quando falamos de um desporto coletivo percebemos a permanente exigência da alta qualidade técnica e física, que se não for bem programado, corretamente executado e supervisionado pode predispor os seus praticantes à ocorrência de lesões. A fisioterapia desportiva, através do trabalho preventivo, é de extrema importância nas equipas, pois contraria os paradigmas da vertente curativa em saúde, na medida em que o fisioterapeuta é frequentemente visto como “o profissional da reabilitação”, ou seja, aquele que atua exclusivamente no momento em que a doença, a lesão ou a disfunção já está estabelecida. Através de programas preventivos, elaborados juntamente com a preparação física, procura-se a melhoria do desempenho físico e o bem-estar geral do atleta.

O fisioterapeuta avalia, previne e trata distúrbios ou lesões decorrentes das atividades no trabalho, realizando o estudo ergonómico da atividade profissional junto da equipa de saúde e segurança do trabalho, promove palestras de consciencialização, capacitação e treino preventivo de doenças ocupacionais, realiza a avaliação postural dos trabalhadores e análise biomecânica das tarefas nos postos de trabalho. Através deste programa de atuação da fisioterapia preventiva no trabalho, é possível melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e diminuir o índice de patologias ocupacionais nos postos de trabalho bem como o absenteísmo, afastamento e acidentes de trabalho.